Menu fechado

“Estou chegando no TCC”, e agora? 5 dicas essenciais para alunos de graduação e pós-graduação

Um assunto que gera ansiedade e dúvidas nos alunos de graduação é o temido TCC. A gente separou algumas dicas valiosas para você se programar e ver que é possível sim passar por essa “fase” sem tanto desespero! Confira abaixo.

Primeiramente, quando iniciamos a reflexão sobre um trabalho científico, um aspecto que nos vem à mente é a ansiedade intelectual em responder algo e desenvolver uma pesquisa. Antes do início do trabalho, é necessário notar: Por que queremos conhecer “esse algo”? Onde você pretende chegar com esse estudo? O que fará com os resultados? Esses resultados ajudarão o cotidiano profissional e darão uma contribuição relevante para seu campo de atuação? Para enfrentar essas questões é preciso ter um objetivo claro e definido.

1. ESCOLHENDO O TEMA

O primeiro passo é escolher um tema que desperte interesse e te mantenha motivado a pesquisar, afinal você vai passar no mínimo alguns meses mergulhando no assunto o tema. Procure indagar: a) Quais áreas mais despertaram meu interesse durante a graduação?; b) Dentro dessas áreas, quais temáticas possuem potencial para indagação e problematização?; c) Esse tema me manterá motivado para pesquisar?; d) será possível realizar essa pesquisa?

Lembrem-se: é preciso equacionar algumas questões: interesse no assunto + relevância do assunto + possibilidade de execução da pesquisa.

2. IDENTIFICANDO O PROBLEMA DE PESQUISA

Ao escolher um tema você deve identificar e delimitar um problema de pesquisa. Afinal, o que é um problema de pesquisa?  É um recorte da realidade a ser estudada, que representa uma lacuna e uma discussão relevante naquele tema e apresenta potencial para debate e estudo. O problema da pesquisa deve ser elaborado na forma de uma pergunta de partida, que deve nortear a pesquisa e as ações do pesquisador.

3. E O ORIENTADOR?

O trabalho de orientação é primordial para a condução da pesquisa e qualidade do trabalho acadêmico. A escolha do orientador é um passo muito importante. Então, considere os professores que têm conhecimento e afinidade com seu tema (dê uma olhada no Currículo Lattes do professor que você pretende convidar); converse sobre os métodos de orientação que serão adotados e como será construído o trabalho. Não esqueça: procure se informar a respeito das regras para escolha do orientador na sua instituição.

4. PLANEJAR É PRECISO

Com o tema e a pergunta de partida bem delimitados, agora é hora de determinar os outros elementos do trabalho acadêmico, como objetivos, revisão de literatura, metodologia, cronograma e planejar a execução da pesquisa. Para tanto, você vai precisar elaborar um projeto de pesquisa! E atenção: garantir um BOM projeto de pesquisa é garantir o SUCESSO da pesquisa! O esforço dedicado a fazer um bom projeto de pesquisa é o tempo que se economiza com problemas futuros na execução do TCC!

5. COMECE A ESCREVER!

A leitura de trabalhos científicos sobre o tema escolhido e a identificação dos autores que comporão a revisão de literatura é uma etapa essencial do processo de pesquisa. Porém, é importante não delongar demais a leitura e procrastinar o momento mais requer esforços: a escrita do TCC. Não espere tanto para começar a escrever. Faça fichamentos dos materiais lidos, registre as ideias e os insights que surgirem, tome nota das novidades que vão aparecendo sobre a sua temática e estabeleça uma relação estreita com o horizonte que você pretende investigar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *