Menu fechado

6 livros sobre gênero que você precisa ler

Para quem estiver fazendo TCC ou mesmo querendo aprimorar suas leituras e pesquisas no campo de estudos de gênero, indicamos seis obras clássicas! Confira abaixo e boa leitura.

1.      O segundo sexo

Autora: Simone de Beauvoir


Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. A frase cânone sintetiza as teses apresentadas por Beauvoir nas mais de novecentas páginas de um sofisticado e brilhante estudo sobre a condição feminina. Clássica, a obra foi alvo de polêmica e causou grande comoção por seu feminismo audacioso e consagrou a autora no panteão da filosofia mundial. Afinal, o que é uma mulher? Que livro pode ajudar a entender melhor os desejos e sofrimentos das mulheres? A resposta sem hesitação é: leia O segundo sexo.

Para mais informações clique aqui

2.      Problemas de gênero

Autora: Judith Butler

Nessa obra de fôlego, Butler tece críticas contundentes a um dos principais pilares do movimento feminista: a identidade. Em problemas de gênero, a autora nos leva ao questionamento da dimensão natural da diferença anatômica entre os sexos e problematiza a oposição binária entre sexo e gênero no âmago do feminismo: a premissa do sexo como dado natural e de gênero como dimensão cultural. Butler argumenta que sexo é também uma categoria social e culturalmente construída, lançando a oposição sexo/gênero em novas coordenadas.

Para mais informações clique aqui

3.      Dicionário crítico do feminismo

Organizadoras: Helena Hirata, Françoise Laborie, Hélène Le Dooré, Danièle Senotier

O Dicionário crítico do feminismo reúne uma coletânea de rubricas redigidas por especialistas em cada uma das temáticas abordadas. Estimula a reflexão sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e desenvolve um pensamento crítico e sofisticado acerca das desigualdades de gênero. O livro traz conceitos novos provenientes dos constructos feministas (divisão sexual do trabalho, gênero, relações sociais de sexo, patriarcado); termos advindos das lutas feministas em torno do corpo (aborto, assédio sexual, maternidade, prostituição, sexualidade), dentre outras noções que abrigam em suas arestas das divisões sociais operadas pelas relações entre homens e mulheres.

Para mais informações clique aqui

4.      Pensamento feminista: conceitos fundamentais

Organizadora: Heloisa Buarque de Hollanda

Neste livro estão reunidos alguns os textos mais cânones e representativos que puderam moldar o que chamamos pensamento feminista. A obra oferece um espectro fundamental para os estudos de gênero. Autoras e ativistas como Teresa de Lauretis, Donna Haraway, María Lugones, Nancy Fraser, Sandra Harding, Judith Butler, Gloria Anzaldúa, além de brasileiras como Lélia Gonzalez e Suelí Carneiro compõe o repertório. No mais, frisa-se que a missão do livro em comento é a de facilitar o estudo das tendências teóricas e o avanço dos trabalhos acadêmicos e políticos que cercam a seara do gênero.

Para mais informações clique aqui

5.     Feminismo e política: uma introdução

Autores: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli

Como a divisão sexual do trabalho e os estereótipos do feminino e do masculino que ela mobiliza marcam a socialização das crianças, colaborando para um futuro desigual da perspectiva do gênero? Como as desigualdades de gênero se realizam em conexões complexas com as de classe e de raça, compondo injustiças que obstruem a construção de sociedades mais democráticas e igualitárias? As pistas para esses dilemas são postas em relevo nesta obra que nos conduz a uma variedade de temas afetos à teoria feminista.

Para mais informações clique aqui

6.    Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil

Autora: Flávia Biroli

Neste livro, a autora investiga os fundamentos dos privilégios atribuídos aos homens e traz à tona argumentos para as facetas e os dilemas que contornam os embates pelos direitos das mulheres. Flávia Biroli convoca teorias de gênero atualizadas e situa os avanços, retrocessos e impasses do movimento de mulheres. As principais dimensões analisadas nesta obra são: divisão sexual do trabalho; cuidado e responsabilidade; família e maternidade; aborto, sexualidade e autonomia; feminismo e atuação política. Aqui, a autora expressa ideias atuais por meio de uma escrita fluida, clara e elegante.

Para mais informações clique aqui

Compartilhe e siga @portaldoss nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *