Menu fechado

5 Livros para você se atualizar sobre a pandemia

O ano de 2020 ficou marcado como um feriado estendido, que se arrastou (e ainda se arrasta) por meses. Foi a palavra “coronavírus” que tomou de vez o noticiário global. O surto do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) foi caracterizado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde – OMS. A ciência comprovou a relação causal entre necessidade do isolamento social e coibição do alastramento do vírus e aí a questão se impõe para nós: Se é fato que os(as) assistentes sociais e/ou estudantes de graduação não prevejam os acontecimentos que se avizinham naquilo que concerne à conjuntura política, econômica, social e cultural da sociedade, o certo será que precisam despertar olhares para capturar projeções e avivar uma prática profissional que esteja historicamente situada.  

Listamos abaixo cinco obras atuais que ensejam um debate fecundo, inquietante e original. 

1.     O trauma na pandemia do Coronavirus: Suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas 

Considerações: Joel Birman é professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor aposentado no Instituto de Medicina Social da Uerj. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-doutor pela Université Paris VII. Nesta obra, o autor busca projetar tendências a partir de impressões e experiências da crise do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) na conjuntura brasileira.


Clique aqui para saber mais

2.      É Hora de Mudarmos de Via – as Lições do Coronavírus


Autor: Edgar Morin 

Considerações: Edgar Morin dá o seu parecer sobre o principal assunto do momento. A novidade radical do Covid-19, segundo o autor, está no fato de ele dar origem a uma megacrise, isto é, o pós-coronavírus é tão preocupante quanto a própria crise e o futuro imprevisível está sendo gestado hoje.  

Saiba mais clicando aqui

3.      Vírus soberano 


Autora: Donatella Di Cesare 


Considerações: O que pensar de uma democracia imunitária, na qual especialistas conquistam cargos no governo e o estado de emergência é permanente? O que dizer do «distanciamento social», exceto que ele amplia o fosso entre os ricos e os que nada têm? Como classificar um vírus capaz de anular a própria ideia de fronteira? Como classificar os relacionamentos em que todos vivem escondidos atrás de uma máscara e ninguém ousa se tocar? Pelas alamedas da filosofia, a autora nos conduz a uma partilha fecunda sobre questões provocantes e urgentes. 

Saiba mais clicando aqui

4.      Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas) 

Autor: Yuval Noah Harari 
Considerações: A obra está atenta a debates como: a disputa ideológica entre isolacionismo nacionalista e cooperação global, o risco da ascensão de estados totalitários na esteira das novas tecnologias de monitoramento em massa e os possíveis impactos do vírus na concepção contemporânea da morte. 


5.      O futuro começa agora: Da pandemia à utopia 


Autor: Boaventura de Sousa Santos 
Considerações: Oferece uma reflexão crítica e fundamentada sobre o presente, lançando luz para os nexos entre as funções da ciência, do Estado na proteção social, da subsistência econômica e a ordem econômico-social.

Saiba mais clicando aqui

Veja também nossa série de estudos sobre metodologia, TCC e projeto de pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *