You are currently viewing Projetos e iniciativas de atendimento psicológico gratuito
atendimento psicológico

Projetos e iniciativas de atendimento psicológico gratuito

Vivemos em tempos bastante complicados e precisamos cuidar de nossa Saúde Mental. Por isso, listamos 13 projetos e iniciativas que realizam atendimento psicológico gratuito. Confira abaixo!

1. Clínica do Café

Atendem gratuitamente por meio do PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico online.

Descrição: Para um momento de crise ou urgência subjetiva; Atendimento breve – de 1 a 5 sessões (a definir com o profissional); Atendimento Psicológico Gratuito; Online; Destinado a pessoas a partir de 15 anos.

Após inscrição do formulário “PAP(o)”, eles entrarão em contato em até 2 dias úteis.

Link de inscrição aqui

2. Escuta +60

Grupo de terapeutas que oferece gratuitamente escuta e acolhimento por telefone a pessoas com mais de 60 anos.

Horários de atendimento
Segunda: de 9 às 16 horas
Terça: de 10 às 12:30 e 18 às 20:30 horas
Quarta: de 19 às 21 horas
Quinta: de 13 às 15:30 horas
Sexta: de 9 às 12 horas
Sábado: não tem
Domingo: de 18:30 às 21 horas

Telefone: (11) 3280-8537

Instagram do Projeto aqui

3. Oficina Clínica de Psicanálise

A Oficina Clínica de Psicanálise é um projeto que reúne psicanalistas, cujo interesse é buscar ampliar o acesso à psicanálise a um maior número de pessoas. Por isso, difundir a psicanálise para além dos consultórios, acolher a necessidade emergencial de fala dos sujeitos e, a partir dos encontros iniciais, analista e analisando decidirem sobre a possibilidade de continuidade do tratamento, é o que pretendemos. Após os acolhimentos iniciais, havendo o desejo de dar prosseguimento ao processo psicanalítico, levando-se sempre em conta a realidade financeira do analisando e o valor que o processo psicanalítico assumirá.

Inscreva-se clicando aqui

4. Mapa do Acolhimento

Atendimento para mulheres cis e trans e homens trans residentes no Brasil, maiores de 18 anos e que não possam arcar financeiramente com o atendimento psicológico ou jurídico necessário.

Inscreva-se clicando aqui

Contato: contato@mapadoacolhimento.org

5. Lugar de Fala

Disponibiliza atendimento psicológico gratuito mediante prévio agendamento.

Inscreva-se clicando aqui

Contato: lugardefala@lugardefala.psc.br

6. Plantão Psicológico Online

Trata-se de um projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia que disponibiliza atendimento com psicólogo gratuito.

Inscreva-se clicando aqui

7. Instituto Sedes

Oferece atendimento psicológico por meio de Consultas Terapêuticas on-line a profissional da saúde e seus familiares que estejam vivenciando sofrimentos psicológicos, inseguranças, medos, angústias reais e fantasiosas relacionadas ou desencadeadas pela Pandemia do COVID-19. O atendimento será gratuito enquanto durar a pandemia.

Inscreva-se clicando aqui

8. Serviço Escola de Psicologia da UEMG

Oferece atendimento psicológico gratuito para adolescentes a partir de 13 anos (com autorização dos pais), adultos e idosos.

Inscreva-se clicando aqui

9. Programa Acolher da Unesc

Basta entrar em contato, com um Oi, pelo WhatsApp, opção 5 , e será automaticamente atendido por um psicólogo de plantão de Segunda a segunda das 8:00 as 20:00.

Inscreva-se clicando aqui

10. Experiência de Escuta

A Experiência de Escuta foi disponibilizada pela primeira vez em 20 de março de 2020. A proposta sempre foi oferecer um serviço temporário de acolhimento voluntário para a população, acompanhando os movimentos de restrição ou flexibilização da quarentena.

A oferta prevê uma escuta de 30 minutos com um profissional qualificado em psicologia e/ou psicanálise. O usuário não deve repetir agendamentos com o mesmo profissional. O serviço é temporário e sem data pré-definida para encerramento. 

Inscreva-se clicando aqui

11. Casa de Marias

A Casa de Marias oferece duas vagas semanais, na modalidade de plantão psicológico gratuito, para mulheres. Existem outras modalidades de atendimento psicológico gratuito.

Para se inscrever, é necessário entrar em contato através do WhatsApp para fazer a inscrição, e verificar a disponibilidade para atendimento em até 24h.

Inscreva-se clicando aqui

12. Apoio a Perdas Irreparáveis (API)

O API é uma rede que se propõe a dar apoio a pessoas enlutadas. É um espaço-tempo de partilha de vivências da dor da ausência e busca de meios para reparação desta contingência.

Atualmente estão realizando reuniões online.

Inscreva-se clicando aqui

13. Grupal

Congregam espaços de conversa grupal destinados a interessados em falar da vida: o cotidiano, o trabalho, as relações, as vizinhanças, os conflitos, as vulnerabilidades, as potências, tudo isso que faz parte da existência de cada um.

A cada semana acontecem encontros grupais em horários diversos. Os grupos são abertos, você pode escolher um deles e sua participação depende das vagas disponíveis. Para se inscrever é preciso enviar o FORMULÁRIO (menu ‘Inscrição’) indicando o grupo escolhido, junto com seu email e dados pessoais.

Inscreva-se clicando aqui

Informações e indicações importantes

As universidades e faculdades, na maioria das vezes, ofertam atendimento psicológico gratuito de qualidade para a comunidade, vale a pena conhece-los.

Acompanhe o nosso fórum para ficar atualizado quanto as mudanças em relação à atendimento psicológico, cursos, dicas, vagas de emprego, eventos etc.

Clique aqui para explorar o nosso fórum

Clique aqui para se cadastrar

Os sites Mapa de Saúde Mental e Programa Autoestima trazem várias iniciativas de promoção de Saúde Mental.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.

Thiago Garcez

Professor Universitário. Assistente Social. Bacharel em Serviço Social pela UECE. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Unilab e Mestre em Sociologia pela UECE.

Deixe uma resposta ou comentário