Menu fechado

Livros que assistentes sociais deveriam ter e ler – os oito livros da biblioteca básica do Serviço Social

 Leitura é um componente universal para qualquer estudante de Serviço Social e a atualização profissional é um princípio determinado pelo Código de Ética Profissional. Então temos que ler muito, né?

Listamos nesse post os oito livros de leitura obrigatória para estudantes de serviço social e para assistentes sociais – Os livros da biblioteca básica do Serviço Social. Confira:

1. “Questão Social”: particularidades no Brasil – Josiane Soares Santos

Sobre o livro: Os fenômenos constitutivos da chamada ‘Questão Social’ se reproduzem no tempo presente com uma intensidade e volume desconhecidos em outras épocas históricas: são inquestionáveis as diversas formas de expressão da desigualdade social que estão longe de se reduzir à pobreza. Para desvendá-las, este livro mergulha nos fundamentos da crítica da economia política, tratando a ‘questão social’ como parte da dinâmica capitalista e das lutas sociais contra a exploração do trabalho.

Você pode adquirir o livro clicando aqui

2. Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social – Mirla Cisne, Silvana Mara de Morais dos Santos  

Sobre o livro: Feminismo, diversidade sexual e serviço social aborda as relações sociais de sexo, raça e classe desvelando contradições e antagonismos que contribuem para decifrar as complexas tramas que estruturam o sistema heteropatriarcal-racista-capitalista. Sob a perspectiva do feminismo, apresenta a crítica marxista à noção de gênero, as particularidades da questão social e mostra como o patriarcado, o racismo e o heterossexismo adensam a exploração da classe trabalhadora e a violação de direitos. Compondo a Biblioteca Básica de Serviço Social, tem como objetivo a interação com estudantes e com docentes, para dialogar sobre a relevância social das lutas feministas, contra o racismo e em defesa da diversidade sexual para enfrentar o conservadorismo. Um convite à reflexão crítica sobre por que as profissões, e em particular o Serviço Social, devem considerar a defesa do feminismo e da diversidade como indispensáveis à luta anticapitalista.

Você pode adquirir o livro clicando aqui

3 – Gestão democrática e serviço social – Rodrigo de Souza Filho, Claudio Gurgel

Sobre o livro: Nas últimas décadas, as forças sociais e políticas populares vieram ganhando espaço dentro do Estado e produzindo situações políticas novas ao introduzir vários técnicos e profissionais no processo de decisão política. Desta forma, a gestão de fenômenos sociais ganha uma autonomia crescente e exige um esforço teórico e conceitual para orientar as lutas sociais que invadem cada vez mais o processo de decisão e a ação. É importante ver o esforço dos autores por cobrir toda a temática que deve orientar a formação dos assistentes sociais e as políticas públicas sob a pressão crescente dos movimentos sociais de um lado e das forças da ordem e da continuidade de graves injustiças sociais que firmam o ambiente hegemônico de nossa realidade brasileira e latino-americana e de grande parte do chamado Sul do planeta. Este livro, de Rodrigo de Souza Filho e Claudio Gurgel, preenche assim uma lacuna que necessita urgentemente dos instrumentos teóricos e práticos que ajudem a universidade a cumprir um papel fundamental numa conjuntura histórica cheia de potencialidades que enfrentam, contudo, graves e duras resistências.

Você pode adquirir o livro clicando aqui

4 – Estado, Classe e Movimento Social – Carlos Montaño, Maria Lúcia Duriguetto

Sobre o livro: Os conceitos de Estado, classe e movimentos sociais estão entre os mais controversos no campo do pensamento social. Os autores deste livro deixam claro o ponto de vista teórico que adotam no tratamento destes conceitos: o marxismo. Mas não deixam de apresentar e comentar também outros pontos de vista, enriquecendo assim o tratamento dos abordados. O resultado final é uma excelente introdução a estes conceitos fundamentais, que sabe combinar uma linguagem acessível com profundidade teórica. 

Você pode adquirir o livro clicando aqui

5 – Economia política: uma introdução crítica –  José Paulo Netto,  Marcelo Braz

Sobre o livro: Essa obra permite a compreensão da constituição e do desenvolvimento do modo de produção capitalista, bem como das principais categorias de análise a partir das quais Marx elaborou sua genial crítica. Mantendo-se fiéis à impostação teórico-metodológica do filósofo alemão bem como incorporando às suas lições o que mais fecundo produziu a chamada tradição marxista, os autores fornecem os elementos principais para o debate sobre as condições de existência do capitalismo e, o que é mais importante. de sua superação rumo a uma organização societária onde o ser social possa realmente ver-se emancipado dos processos alienantes e potencialmente barbarizantes impostos pelo capital. 

Você pode comprar o seu livro clicando aqui

6 – Política Social – fundamentos e história – Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti

Sobre o livro: Este livro constitui uma excelente introdução teórica e histórica à problemática da Política Social, aqui tratada de modo rigoroso, crítico e atual, e apresenta uma característica de destaque: a referência à gênese e aos desdobramentos da Política Social nos países capitalistas centrais sempre se completa com a remissão à realidade brasileira. O texto escrito com claro perfil didático, mas sem perder o rigor teórico, será igualmente útil a estudantes e profissionais que, defrontarem-se com as questões próprias à Política Social.

7 – Ética – fundamentos sócio-históricos – Maria Lucia Silva Barroco

Sobre o livro: A reflexão sobre a ética foi orientada durante muito tempo por concepções neotomistas, que enfrentavam a questão social sob a perspectiva da moral. Nas últimas décadas, os trabalhadores do Serviço Social inverteram os termos, passando a entender a ética profissional como parte integrante da questão social. Ética! Insistir, persistir, resistir, não deixar de dar tratamento agudo e fundo a tema crucial para existirmos mais juntos e na melhor partilha.

8 – Curso de Direito do Serviço Social – Carlos Simões

Sobre o livro: Com base na Constituição Federal e na legislação ordinária, esta obra expõe uma análise bastante abrangente dos principais conceitos jurídicos sobre a assistência social e suas relações com o Serviço Social, cuja compreensão é indispensável aos profissionais e estudiosos da área, como um importante subsídio para se entender as mudanças jurídico políticas inauguradas pela Constituição de 1988 e as leis complementares e ordinárias que se seguiram.
Conteúdo recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *