Aqui estão algumas dicas (preciosas) sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Sabemos que garantir um bom projeto de pesquisa é garantir o sucesso de seu TCC! O esforço dedicado a fazer um bom projeto de pesquisa é o tempo que se economiza com problemas futuros na execução do TCC. Por isso, confira o que separamos para auxiliar vocês!
O que é um projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa é o planejamento (com clareza) do caminho a ser percorrido, das etapas a serem alcançadas, dos instrumentos e das estratégias a serem utilizadas no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. O primeiro passo é pensar em algum tema que verdadeiramente o interesse e tentar transformá-lo em um objeto científico de estudo. O ponto de partida para a pesquisa e para a organização de um projeto de pesquisa é uma dúvida, ou seja, de uma curiosidade intelectual em responder algo e realizar um estudo. Tenha em mente questões como: Por que quero conhecer “esse algo”? Onde almejo chegar com essa pesquisa? Meu interesse sobre esse tema tem potencial duradouro? É possível investigar esse tema? Tenho os recursos temporais e materiais?
Existe um roteiro padrão de projeto de pesquisa?
Você precisa estar atento ao que a sua Instituição de Ensino e o (a) professor (a) responsável pela disciplina exigem. Porém, em linhas gerais, alguns elementos são obrigatórios em qualquer projeto de pesquisa de graduação em Serviço Social. Confira a nossa sugestão:
Título (tema) Delimitação do Objeto (problematização) Categorias de Análise Objetivos de pesquisa (geral e específicos) Revisão de Literatura Procedimentos Metodológicos Cronograma Referências bibliográficas
1. O Título
No título, você deve indicar o assunto da investigação. Deve ser bem determinado e elucidar o tema de modo objetivo e preciso.
2. Delimitação do Objeto (Problematização)
A escolha de um tema deve ser acompanhada pela identificação e delimitação de um problema de pesquisa, isto é, um recorte da realidade que representa uma lacuna e uma discussão relevante naquele tema e apresenta potencial para debate. Inicie com uma contextualização geral do assunto, apresente de maneira clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade que o trabalho você pretende resolver, limitando seu campo, e apresentando suas características, e lance interrogações a respeito da situação eleita. De preferência, a delimitação do objeto deve ser encerrada com as indagações que motivam o seu processo de estudo.
3. Categorias de Análise
Significam palavras, termos ou expressões, cujo significado é importante na composição da pesquisa. Assemelham-se às “palavras chaves” e constituem a matéria-prima da Revisão de Literatura. As categorias de análise devem trazer uma ideia clara e específica do conteúdo do seu trabalho e do seu campo de pesquisa. Busque conceituá-las, pois assim você evidencia o sentido atribuído a cada categoria.
4. Objetivos
Com base nos questionamentos contidos no final da delimitação do objeto, você formula quais as reais intenções da pesquisa.
Objetivo geral: deve atender ao questionamento central contido no problema.
Objetivos específicos: para cada pergunta de partida contida no final da delimitação do objeto, você formula um objetivo específico. Por exemplo:
Pergunta de partida de número 1: qual o papel no CREAS no atendimento das mulheres em situação de violência doméstica?
Seu objetivo específico então será: compreender qual o papel no CREAS no atendimento das mulheres em situação de violência doméstica.
Sugerimos o uso dos verbos no infinitivo, tais como: pesquisar; Analisar; Desvendar; Conhecer; Possibilitar; Verificar; Avaliar; Explorar; Compreender; Identificar; Averiguar etc.
5. Revisão de Literatura
Na revisão de literatura você deve reescrever a obra ou parte da obra de vários autores que tratem do seu tema e/ou em seus diversos ângulos. Além disso, pode ensejar um diálogo entre os especialistas da temática, parafraseando ou interpretando o conteúdo dos textos lidos. Outro ponto importante: na revisão de literatura é possível e interessante travar diálogos entre autores conflitantes, que de algum modo iluminem seu objeto, desde que mostre segurança na condução do debate e construção da argumentação. Cuidado apenas para não utilizar autores que discordam como se eles concordassem e servissem, em igual medida, para embasar uma argumentação.Além do mais, não confunda revisão de literatura com marco teórico. O marco teórico, a propósito, diz respeito à escolha dos autores, vertentes ou teorias que podem melhor iluminar o objeto de estudo para penetrar na essência do tema investigado.
6. Procedimentos metodológicos
Apresenta os procedimentos e os instrumentos necessários para a análise dos dados; deve descrever a trajetória a ser percorrida para dar forma aos objetivos de pesquisa; não é uma mera descrição formal de métodos e técnicas.
E mais, indique: a natureza da pesquisa; o tipo da pesquisa; o campo de análise; o universo e a amostra; a caracterização dos informantes/sujeitos; o processo de coleta e análise de dados (incluindo a técnica de pesquisa a ser adotada).
7. Cronograma de Desenvolvimento
Define as etapas do desenvolvimento da pesquisa; detalha de acordo com o tempo necessário à sua execução.
8. Referências bibliográficas
Elenca todas as obras até então utilizadas em todo o projeto de pesquisa. Não é tão ampla como a que constará no seu trabalho final de TCC.
E para finalizar, deixamos aqui algumas sugestões de leitura que podem auxiliar vocês na construção do projeto de pesquisa e/ou do TCC:
- GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
- HIRANO, Sedi (Org.) Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T.A.Queiroz, 1979.
- MARTINELLI, Maria Lúcia (org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. 2. Ed. São Paulo: Veras Editora, 2012.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. 200 p.
- SETÚBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. 5. Ed. São Paulo: Cortez: 2013.
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Referências Bibliográficas
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed, São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. (Coleção temas sociais).
Professora universitária. Doutora em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrado em Sociologia, Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais e Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. https://orcid.org/0000-0002-7609-4678