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O projeto de pesquisa: entenda o passo a passo e garanta o sucesso do seu TCC

Aqui estão algumas dicas (preciosas) sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Vocês lembram do que a gente comentou aqui: “garantir um BOM projeto de pesquisa é garantir o SUCESSO da pesquisa! O esforço dedicado a fazer um bom projeto de pesquisa é o tempo que se economiza com problemas futuros na execução do TCC!”. Pois então, confira o que separamos para auxiliar vocês!

O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?

O projeto de pesquisa é o planejamento (com clareza) do caminho a ser percorrido, das etapas a serem alcançadas, dos instrumentos e das estratégias a serem utilizadas.

SUGESTÃO DE ROTEIRO DO PROJETO

1 -Título/Tema
2 – Delimitação do Objeto/problematização
3 – Categorias de análise;
4 – Hipóteses/Suposições/Pressupostos;
5 – Objetivos do estudo
– Objetivo geral
– Objetivos específicos
6 – Revisão da Literatura;
7 – Marco teórico
8 – Metodologia
– Natureza: quantitativo versus qualitativo
– Tipo de Pesquisa
– Campo da Pesquisa
– Universo e Amostra
– Caracterização dos Sujeitos;
– Processo de coleta e organização dos dados;
9 – Cronograma de desenvolvimento;
10- Bibliografia.

Importante: fiquem atentos ao modelo disponibilizado pela instituição de vocês!!!

1. O Título

Indica o assunto sobre o qual versará o estudo. Deve ser determinado, preciso, de forma bem caracterizada e com limites bem definidos

2. Delimitação do Objeto (Problematização)

Apresenta de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade que o trabalho pretende resolver, limitando seu campo, e apresentando suas características.

Compõe-se de uma contextualização e de interrogações a respeito da situação eleita. De preferência, deve ser encerrado com as perguntas que motivam todo o processo de estudo.

3.  Definição dos Conceitos Centrais ou Categorias de Análise

São palavras, termos ou expressões, cujo significado é importante  na composição do estudo pretendido.

Estão situados no contexto da delimitação do objeto e certamente na construção do tema.

Pode-se dizer, por analogia, que os conceitos centrais assemelham-se às palavras chaves.

São a matéria-prima da Revisão de Literatura.

Obs: é necessário de conceituá-las, mesmo que de forma provisória, pois o pesquisador informa o sentido que lhes está atribuindo.

4. Hipóteses

Afirmações provisórias a respeito de determinado fenômeno.

Suposições para tentar explicar o que desconhecido.

Deverão ser testadas – empiricamente – para verificação de sua validade.

Pode derivar de um espectro argumentativo/teórico ou de uma observação/experimentação.

5. Objetivos

Partindo das indagações contidas no final da delimitação do objeto, formulam-se, de forma objetiva, quais as reais intenções da pesquisa.

Objetivo geral: atender ao questionamento central contido no problema.

Objetivos específicos: responder às questões numa ordem mais detalhada daquilo que foi indagado.

Sugere-se o uso dos verbos no infinitivo, por exemplo: pesquisar; Analisar; Desvendar; Conhecer; Possibilitar; Verificar; Avaliar; Explorar; Descobrir; Identificar; Levantar, etc.

 

6. Revisão de Literatura

Reescreve a obra ou parte da obra de vários autores que tratem do assunto e/ou do tema em seus diversos ângulos. iniciar com as produções mais atuais e voltar no tempo até o limite sugerido ou exigido pela temática.

Deve ensejar um diálogo entre os teóricos do assunto, parafraseando ou interpretando o conteúdo dos textos lidos.

Comporta pontos de vista (dos autores/obras/vertentes teóricas) contrários, excludentes, opostos.

7. Marco teórico

Eleger entre os autores, vertentes ou teorias aquele (es), aquela(as) que podem melhor iluminar o objeto de estudo, fornecendo as bases para penetrar na essência do tema em estudo.

8. Metodologia

Apresenta os procedimentos e os instrumentos necessários para a análise dos dados;

Deve delinear o trajeto a ser percorrido para dar forma aos objetivos de pesquisa;

Quando bem desenhada, garante a qualidade da execução da pesquisa e da análise dos dados encontrados;

Jamais deve constituir uma mera descrição formal de métodos e técnicas;

Deve indicar: a natureza da pesquisa; o tipo da pesquisa; o campo de análise; o universo e a amostra; a caracterização dos informantes/sujeitos; o processo de coleta e análise de dados (incluindo a técnica de pesquisa a ser adotada).

9. Cronograma de Desenvolvimento

Define as etapas do desenvolvimento da pesquisa;

Detalha de acordo com o tempo necessário à sua execução;

10. Bibliografia

Elenca todas as obras até então utilizadas em todo o projeto de pesquisa.

Não é tão ampla como a que constará no trabalho final de TCC.

Referências Bibliográficas

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.  2ª ed, São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. (Coleção temas sociais).

E para finalizar, deixamos aqui algumas sugestões de leitura que podem auxiliar vocês na construção do projeto e/ou do TCC:

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HIRANO, Sedi (Org.) Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T.A.Queiroz, 1979.
MARTINELLI, Maria Lúcia (org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. 2. Ed. São Paulo: Veras Editora, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. 200 p.
SETÚBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. 5. Ed. São Paulo: Cortez: 2013.

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