Como ter sucesso na carreira de assistente social – Dicas sobre empregabilidade e profissionalismo

O Brasil passa por um período turbulento, alta da inflação, 14,4 milhões de brasileiros desempregados, milhares de profissionais formados sem serem absorvidos pelo mercado. Mesmo assim, o Serviço Social é uma excelente graduação, porque oferece várias possibilidades profissionais, podendo agregar ótimas oportunidades. Neste post trouxemos dicas para você ter sucesso na carreira de assistente social.

Óbvio,  existem problemáticas! Para além disso (e ao mesmo tempo, em meio a isso), se você for um (a) aluno (a) ruim,  preguiçoso (a), cansado (a), que tem uma péssima escrita, não sabe falar em público etc. etc. Faço apenas uma pergunta: Se você fosse um(a) gestor (a) que estivesse precisando de assistente social,  contrataria alguém nesse perfil? A resposta sincera e adequada seria um não. Então, a sua caminhada como assistente social tem sua origem na faculdade, portanto começa logo na graduação. Antecipadamente, sugerimos que mude de postura, caso esteja nesse perfil.

Aqui vão algumas dicas para interessados, estudantes e assistentes sociais recém-formados.

1. Seja organizado (a)

A organização é elementar para quem tem um determinado objetivo. É necessário ter organização para estudar, ter um bom ambiente de estudo, tomar cuidado com prazos e limites. Primeiro, saiba o que você realmente quer. Depois, planeje-se para alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Faça uso de agendas, bloco de notas e corra atrás de seus objetivos.

Entretanto, não adianta pegar tudo sem poder dar conta. E, também, não adianta deixar tudo para última hora, por exemplo, quem deixa para fazer um TCC no último semestre, provavelmente, não fará um bom trabalho.

2. Aprenda a falar em público

É ou vai ser assistente social? Necessariamente você tem/terá que saber falar em e com público. Se é tímido (a), tem vergonha etc. trabalhe logo isso enquanto é cedo. Aproveite espaços como o estágio, as discussões em sala, trabalhos apresentados. Em geral, busque sempre aprimorar a habilidade de falar em público.

Não viva o discurso vazio baseado na fala do outro, no pensamento frio e distante que você mesmo não concebeu. 

Jane Kruger

Não seja uma pessoa sem conteúdo, estude para não apenas repetir o que as pessoas falam ou mesmo falar besteira. Estudar é uma condição para ser uma pessoa crítica, por isso, a leitura é o exercício do conhecimento, da escrita e da oratória.

3. Estude

Você investiu ou está investindo num curso superior para ser assistente social,  lembre-se sempre disso! Faça valer o seu investimento de tempo e/ou dinheiro. Não adianta empurrar a graduação com a “barriga” e sair da faculdade e nunca conseguir um emprego. Uma vaga é para aqueles que realmente se destacam, e muita vezes você tem que ser duas ou três vezes melhor para conseguir alguma coisa. O estudo é que te vai garantir isso!

Saiba que o básico para ser assistente social é ter domínio da língua portuguesa: muita escrita, relatórios, laudos, diários, documentos etc. Tanto escrita quanto falada. Se você não fala corretamente ou mesmo não tem precisão (ou paciência) em explicar irá confundir o usuário, o que irá dificultar ou impedir o acesso a algum direito que ele esteja necessitando em caráter de urgência.

4. Saiba usar ferramentas online

Uma obrigação! Saber o básico de Excel, Word, PowerPoint, sistemas, Linux é básico para assistentes sociais. Tanto para a graduação quanto para a atuação profissional. Existem ferramentas mais avançadas, mas citamos as básicas. Não sabe nada? Quer comprar um curso? Não compre! É um conteúdo tão simples e prático que é cheio de cursos bons e gratuitos da internet, procure no Youtube!

5. Estude algo que você pretenda se especializar no Trabalho de Conclusão de Curso

Não estude coisas aleatórias nesse importante trabalho acadêmico que deve ser subjetivo e que ficará publicado para sempre. Lembra do planejamento? É isso! Estude algo que você tenha realmente interesse e que você queira ser referência no assunto, podendo dar continuidade posteriormente. Por exemplo, pretende fazer seleção para residência? Estude algo relacionado à saúde. Quer atuar em empresa? Estude algo nessa área.

6. Participe de todas oportunidades que sua IES lhe proporciona

Engordar o Currículo Lattes,  felizmente ou infelizmente é necessário.  Participe sempre que puder de atividades de pesquisa, monitoria, extensão,  grupos de estudo, seminários, encontros etc.

Temos um fórum completo que compartilha eventos acadêmicos, vagas de emprego e estágio. Confira e registre-se clicando aqui

7. Busque oportunidades

Pesquise sempre vagas e oportunidades, mesmo que esteja empregado (a). Para tal, cadastre-se em grupos de Facebook, WhatsApp e sites de vagas (trazemos essas informações em nosso fórum). Fique de olho sempre nos concursos públicos! Buscar oportunidades é elementar para quem quer ter sucesso na carreira de assistente social.

Conheça nossos cursos clicando aqui

8. Conheça a lei

O conhecimento da lei é essencial, desde aquela lei sobre estágio até os estatutos sociais que balizam o trabalho do Serviço Social na esfera pública e privada. O conhecimento da lei é uma obrigação para profissionais da área.

Conheça, sobretudo, o Código de Ética Profissional,  o desconhecimento pode levar até a perda do registro de assistente social.

9. Seja visto (a)

“Quem não é visto não é lembrado”. Sabe aquele contato que está procurando você, caso você não apareça não poderá ser lembrado (a). Aquele colega de sala que se formou e teria uma vaga ideal para você, mas você não aparecia, ninguém te via… Então,  ele sequer sabe da sua existência. Permita-se ser visto (a).

10. Observe tendências

Acompanhe sempre o movimento da sociedade, das forças políticas, da formulação de novas políticas. Por exemplo, se existe uma demanda social para lidar com a pandemia, estude saúde! Se está tendo um “boom” no serviço social em empresas, estude isso! Se uma lei mudou,  estude as alterações!

Você considera a carreira de assistente social é promissora? Comenta aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.