Esse post foi feito a pedidos por nossos usuários do Facebook. Então, segue um modelo de Projeto Social, que pode ser utilizado como base para um projeto de intervenção para os usuários se inspirarem.
Quer mais conteúdo? Pede lá nas nossas redes sociais ou pelo atendimento@portaldoss.com.br
PROJETO: CENTRO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
CONSIDERAÇÕES GERAIS
No Brasil o crescimento da população idosa é exponencial, devendo ser em 2030, a sexta população mundial em número absoluto de idosos (IBGE- 2000)1. Até os anos de 1980 o Brasil era considerado um país com população eminentemente jovem. A partir de então, a diminuição da taxa de natalidade e o aumento contínuo da expectativa de vida observados nas últimas décadas vêm alterando gradualmente esse perfil. O contingente dos brasileiros com idade a partir de 60 anos já se aproxima dos 23,5 milhões de cidadãos – (IBGE – 2010), ou cerca de 10% da população (PNAD- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2005). Esse aumento da população idosa cria novos desafios para a sociedade brasileira contemporânea, onde esse processo ocorre em um cenário de profundas transformações sociais, urbanas, econômicas e familiares.
Diante disso, a Administração Municipal assume o papel de promover, defender e difundir os direitos humanos com o advento da criação da Secretaria de Direitos Humanos através da Lei Complementar nº 0061, de 22 de janeiro de 2009 sendo que essa Secretaria aduz em sua estrutura administrativa a Coordenadoria de Idosos a qual tem por missão articular as diferentes políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, e ainda a mobilização dessa população no que tange á garantia de seus direitos. Ressalte-se ainda, a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa através da Lei Municipal nº 9.402, de 03 de julho de 2008, sendo este vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, tendo por finalidade auxiliar na elaboração das diretrizes para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política de atenção à pessoa idosa.
JUSTIFICATIVA
O crescimento da população idosa não é mais uma mera projeção estatística, mas uma realidade fática. Em Fortaleza, de acordo com o último Censo realizado pelo IBGE (Censo 2000), a população corresponde a 2.141.402 habitantes. Atualmente a população é estimada em 2.452.185 habitantes, segundo as estatísticas levantadas pelo mesmo Instituto em 2010.
Tomando por referência o Censo 2010, existem 1.304.267 mulheres e 1.147.918 homens residindo na cidade. Em relação à população idosa (60 anos ou mais) existem 161.387 habitantes, 6,58% do total populacional.
Através de dados da Síntese de Indicadores Sociais (IBGE, 2007) – na Região Metropolitana de Fortaleza, há 311 idosos por 100.000 habitantes, sendo que desse total são aposentados 52,7% e pensionistas 11,1% e, as pessoas que acumulam tanto aposentadoria quanto pensão totalizam 3,8%.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007 (IBGE), estima-se que em Fortaleza e Região Metropolitana 10,7% da população são pessoas de 60 anos ou mais. Desse universo, 10% recebem até ½ Salário Mínimo (SM); 6,1% mais de ½ até 1 SM; 11,9% mais de 1 SM a 2 SM; 12,6% mais de 2 SM.
Em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) que inclui como uma de suas metas a “valorização da pessoa idosa e promoção de sua participação na sociedade” (Diretriz 10 – Objetivo Estratégico III), a criação do Centro de Referência Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa vem a fomentar condições necessárias ao cidadão com mais de 60 anos para continuar no pleno exercício da cidadania, assegurando-lhe direitos sociais, condições para promover sua autonomia, integração e efetiva participação na sociedade.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações específicas para proteção da pessoa idosa, a promoção e a defesa de seus direitos, focando estrategicamente no enfrentamento a violência e a exclusão social, a fim potencializar a garantia de direitos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Oferecer atendimento e acompanhamento jurídico, psicológico e social gratuito para pessoas
idosas vítimas de discriminação, violência e/ou omissão e lesão a direitos;
b) Capacitar profissionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza visando a qualidade do atendimento diferenciado e prioritário;
c) Adotar procedimentos que viabilizem a promoção e a restauração dos direitos do idoso;
d) Articular e encaminhar as denúncias relativas a violações aos direitos humanos da população idosa para órgãos competentes, tais como: Ministério Público, Defensoria Pública, INSS, Delegacia de Polícia dentre outros;
e) Promover agilidade no Poder Judiciário e na tramitação de processos envolvendo idosos;
f) Desenvolver e/ou formar parceria em Campanhas Educativas;
g) Produzir e distribuir material educativo e informativo;
h) Articular a rede de direitos humanos em todas as suas dimensões.
METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS
METAS
a) Instalação do Centro de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, com a aquisição dos insumos e formação da equipe;
b) Prestação do serviço jurídico, psicológico e social às pessoas idosas e suas famílias.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO
LOCAL ONDE SERÁ REALIZADO O PROJETO
DETALHAMENTO DOS CUSTOS
PRAZO DE EXECUÇÃO
Professor universitário. Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão Pública Municipal. Especialista em Direito Previdenciário. Bacharel em Serviço Social e em Administração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220780303947208
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Garcez
O projeto serviu como modelo para ter uma ideia de como seria e o que é preciso para iniciar um projeto com idosos. Obrigado.
Fico feliz em saber que nosso conteúdo tenha sido útil para você. É sempre bom saber que as informações e orientações que compartilhamos podem ajudar as pessoas. Espero que você possa colocar em prática as ideias que teve e desejo muito sucesso em seus projetos futuros!
Este é um modelo de projeto essencial para esclarecer muitas dúvidas!! gratidão por sua dedicação!!