Menu fechado

Pesquisa bibliográfica: onde pesquisar?

Encontrar material acadêmico confiável e de qualidade é a missão árdua e diária de todo estudante e/ou pesquisador. É de considerável importância acessar boas fontes de pesquisa de trabalhos científicos para expandir a o repertório sobre o tema escolhido, encontrar boas referências para subsidiar sua pesquisa e garantir a qualidade do Tcc.

Separamos algumas dicas. Confira abaixo!

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Tem por objetivo integrar, em um único site, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de trabalhos acadêmicos de pós-graduação em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), responsável pela manutenção do site, coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave, etc.) das teses e dissertações, e o arquivo original você pode acessar no repositório da instituição de origem do trabalho.

A BDTD possui acervo relativo a aproximadamente 119 instituições permite ao usuário consultar o repositório para realizar buscas simples ou avançadas e provendo acesso ao repositório de origem do documento.

Indicações

– Procurar trabalhos acadêmicos de pós-graduação que sejam relevantes para sua pesquisa;

– Mensurar a quantidade de trabalhos sobre determinado tema de pesquisa ao longo do tempo;

– Avaliar quais abordagens, perspectivas e metodologias acerca de um tema de pesquisa são mais utilizadas.

Isso possibilita o pesquisador de mapear o seu tema de pesquisa, quer dizer, como seu tema já foi tratado, em que instituições e momentos. No mais, pense o seguinte: a partir dos trabalhos encontrados, como é possível inovar ou identificar um novo problema de pesquisa?

Scientific Electronic Library Online (SciELO)

Uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e disponibiliza em acesso aberto os conteúdos de periódicos indexados.

Além do Brasil, a plataforma conta atualmente com a participação ativa de diversos países ao redor do mundo, como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Equador e Paraguai estão em fase de preparação para fazer parte da plataforma. A SciELO disponibiliza artigos com versões em português, espanhol e inglês.

O objetivo da plataforma é, conforme o site, implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca, de maneira simples ou a partir de um mecanismo de pesquisa avançada.

É possível acessar a coleção de periódicos e os textos completos dos artigos disponibilizada através de uma lista alfabética de títulos, por meio de uma lista de assuntos, ou através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos ou artigos, por assunto, por autor, por palavras do texto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

Google Acadêmico

O Google Scholar — ou Google Acadêmico — é uma ferramenta de pesquisa do Google que, desde 2004, permite pesquisar localizar literatura acadêmica em periódicos científicos ou outras fontes especializadas. Parte da base de dados do Google, o que o torna bastante amplo, e permite pesquisar documentos em português e em idiomas diversos. O Google Acadêmico pode parecer uma ferramenta bem “óbvia”, mas tem funcionalidades bem interessantes para explorar!

É utilizado principalmente para pesquisa que buscam resultados mais amplos, sendo útil para ter um primeiro contato com o que já foi escrito sobre aquele tema e realizar um levantamento bibliográfico inicial. É importante lembrar que ele tem uma boa captação de palavras-chave, então vai mostrar muitos resultados, ou seja, desponta como um mecanismo interessante para fazer uma seleção inicial e ampla de materiais para a pesquisa (que a partir da delimitação do objeto, perguntas de partida e objetivos bem recortados e amadurecimento da temática, o aluno vai ler e eleger aquelas fontes que mais se aproximam da temática específica).

Além de proporcionar pesquisas em uma base de dados enorme, o Google Acadêmico permite que você salve obras como favoritas e armazene o atalho para aquele trabalho na sua conta.

Algumas funcionalidades

– Mensurar a quantidade de trabalhos acadêmicos que existem em potencial sobre seu tema ;

– Realizar pesquisas bibliográficas na fase de levantamento bibliográfico inicial;

– Salvar textos na sua biblioteca e gerar a referência de obras automaticamente no formato ABNT;

Atenção: o Google Acadêmico também tem uma função interessante: mapear e notificar novas publicações de autores específicos que são referência para você ou sua área de pesquisa – tendo em vista que os estudantes/pesquisadores podem criar um perfil de autor.

Basta clicar nas imagens para ser redirecionado para os sites.

Curtiu o conteúdo? Navegue pelo site e veja várias dicas para TCCs sobre qualquer área, material gratuito, cursos e muito mais.

Está precisando de um suporte maior para a construção de seu projeto ou TCC?

Sugerimos o Monografis, uma das melhores ferramentas disponíveis para elaboração de TCC, dispondo de orientadores disponíveis, de uma comunidade, de um programa que auxilia na elaboração e organização do TCC, dentre outras facilidades.

Clique aqui e confira

Conteúdos sobre pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *