Em 30 de abril de 2021, o Portal do Serviço Social fez uma publicação sobre a média salarial do assistente social em 2021. Para isso, reportou fontes confiáveis que utilizam dados oficiais (Salario.com, salariometro via CFESS e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
O site Salario.com.br, que é o mais atualizado, utiliza dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, divulgados pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE – Ministério do Trabalho), dados esses que são informados pelas empresas na admissão ou na demissão do funcionário.
O site aponta que a média do assistente social diminuiu de 2021 para 2022. O valor médio em 2021 era de R$ 2.668,51, já em 2021 a média salarial diminuiu para R$ 2.652,00. O que representa uma diminuição de 0,61%.
Vale lembrar que, com alta da inflação, o preço de tudo subiu enquanto a média salarial do assistente social diminuiu. Isso significa que o simples fato de o salário não aumentar representa uma dificuldade do assistente social em manter sua média de gastos, obrigando-o a diminuir despesas. Assim, uma diminuição representa um cenário ainda pior para a categoria profissional.
Acompanhe e cobre os seus representantes para a agilização dos trâmites no que diz respeito ao piso salarial do/a assistente social.
Professor universitário. Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão Pública Municipal. Especialista em Direito Previdenciário. Bacharel em Serviço Social e em Administração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220780303947208
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Garcez