A Lei Orgânica da Previdência Social, também conhecida como LOPS, é uma legislação importante na história da previdência social brasileira. Promulgada em 1960, ela teve como objetivo principal a unificação das normas previdenciárias existentes na época, com o intuito de estabelecer uma política previdenciária mais organizada e eficiente.
Dentre as principais características da LOPS, podemos destacar a criação de novas prestações previdenciárias, como o auxílio-funeral, o auxílio-natalidade e o auxílio-reclusão, que representaram um avanço significativo na proteção social aos trabalhadores e seus familiares em situações de necessidade.
Outra importante inovação introduzida pela LOPS foi a ampliação da reabilitação profissional, que passou a ser considerada uma medida de suma importância para a proteção dos trabalhadores acidentados ou doentes, possibilitando sua reinserção no mercado de trabalho a partir da a assistência reeducativa e da readaptação profissional.
Com a Lei Orgânica da Previdência Social, foi estabelecido um novo marco na história da proteção social no Brasil, que teve como principal objetivo a promoção de uma política previdenciária mais eficiente, voltada para a garantia dos direitos sociais e trabalhistas dos cidadãos brasileiros.
Com efeito, a Lei 3.807/1960 foi um marco importante para a consolidação da previdência social no Brasil, passando a garantir a proteção social aos trabalhadores e seus dependentes em situações de invalidez, morte e velhice.
Professor universitário. Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão Pública Municipal. Especialista em Direito Previdenciário. Bacharel em Serviço Social e em Administração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220780303947208
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Garcez