Entre os dias 5 e 8 de dezembro, Brasília será palco da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, um evento de grande importância que acontecerá no Centro Internacional de Convenções. Esta edição, que coincide com os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), reúne 2,5 mil participantes, entre os quais 1.842 delegados governamentais e da sociedade civil (usuários, trabalhadores e organizações sociais) democraticamente eleitos nas 27 conferências estaduais e do Distrito Federal, provenientes das 5.370 conferências municipais.
O tema central da Conferência é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, destacando a importância de refletir sobre o Sistema Único de Assistência Social e sua evolução ao longo das últimas três décadas.
Com o mote “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a programação da Conferência proporciona momentos de debate, diálogo e mobilização. Além disso, oferece espaços para atividades autogestionadas, convidando os participantes a criar novos espaços e temas dentro do encontro. As plenárias e mini plenárias são momentos fundamentais para debater as propostas das Conferências estaduais nos cinco eixos da 13ª Conferência Nacional.
Destacam-se na programação a Premiação Simone Albuquerque, reconhecendo os conselhos de assistência social e gestores que se destacaram no controle social nos últimos anos, e o momento “Vozes do SUAS”, que aborda o tema “O SUAS que queremos: democrático, com respeito à diversidade e no combate às desigualdades”.
Confira a programação completa aqui e junte-se a nós para fortalecer e construir juntos o futuro do Sistema Único de Assistência Social.
Professor universitário. Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão Pública Municipal. Especialista em Direito Previdenciário. Bacharel em Serviço Social e em Administração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220780303947208
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Garcez