Menu fechado

10 livros para aprimorar seus conhecimentos na área sociojurídica

Você, assistente social, sabia que é possível realizar o credenciamento/inscrição para atuar como perito na Justiça Federal e/ou Estadual? É, inclusive, uma oportunidade de somar experiências obtendo um rendimento extra (inclusive já fizemos post sobre isso, confira clicando aqui). Para tanto, é recomendável que você amplie e aprimore seus conhecimentos e habilidades profissionais nas seguintes áreas: 
  • Competências e requisições do Perito Social; 
  • O Serviço Social no campo Sociojurídico; 
  • Legislação social; 
  • Benefícios Previdenciários; 
  • Investigação em Perícia: Estudo Social, Diagnóstico Social, Observação, Entrevista e Visita técnica; 
  • Laudo, Parecer e Relatório Social; 
  • Legislações e fundamentos legais na área de família. 

Pensando nisso, listamos 10 obras fundamentais para auxiliar você a se tornar um perito social. Confira!

1. Adolescente, ato infracional e serviço social no judiciário: Trabalho e resistência

Sobre o livro: A presente obra discute o trabalho das(os) Assistentes Sociais no Fórum das Varas Especiais da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Problematiza de forma crítica a função do direito na sociedade capitalista, que é reafirmada pelo Judiciário na sua relação com o Legislativo e com o Executivo a partir do atendimento às expressões da Questão Social, no que se refere à juventude e à violência na cidade de São Paulo. Aborda, neste contexto institucional, as dimensões profissionais, resgatando o trato destinado às crianças e aos adolescentes no Brasil e, por meio de estatísticas o retrato dos adolescentes em conflito com a lei. É um convite para que o(a) leitor(a) adentre aos corredores do Judiciário Paulista, conheça as particularidades do trabalho profissional e os desafios nesse espaço sócio ocupacional, colaborando na construção da resistência cotidiana.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

2. Adolescências, Direitos E Medidas Socioeducativas Em Meio Aberto

Sobre o livro: “Adolescências, direitos e medidas socioeducativas em meio aberto” sistematiza dados empíricos recentes, nacionais e regionais, à luz de referenciais teóricos, históricos e metodológicos críticos, rigorosos e eticamente comprometidos. Segue orientação da proteção integral que toma a liberdade assistida como “medida socioeducativa por excelência”. As ideias contidas neste livro se prestam a potencializar os argumentos e a fortalecer a posição dos profissionais dos serviços de medida nas relações, ainda assimétricas, que mantêm com os profissionais do Sistema de Justiça. Não há por ora outro caminho possível para que, na penumbra do retrocesso que vislumbra no horizonte, sigamos na aposta convicta de que liberdade assistida, sim, segue sendo a “medida socioeducativa por excelência”.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

3. Avaliação de Políticas Públicas e Garantia de Direitos

Sobre o livro: Esta obra situa as políticas públicas enraizadas no solo da história e da sociedade, tendo como objetivo seu processo de conhecimento e de avaliação no Sistema de Justiça, por meio de abordagem teórico-prática. É desenhado o caminho das políticas públicas no Brasil, seu conceito e estruturação no Estado capitalista e partir de processos de concessão-conquista. Situa as interfaces da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário na garantia da efetivação das políticas públicas, bem como o tema da judicialização. É destacada a atuação do Serviço Social na finalização de instituições de atendimento e na avaliação de políticas públicas, compartilhando possíveis caminhos metodológicos e analíticos, em conexão entre os movimentos da macro conjuntura e seus efeitos no cotidiano das políticas.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

4. Meninas e território: Criminalização da pobreza e seletividade jurídica

Sobre o livro: O presente livro visa preencher uma lacuna na produção teórica sobre a criminalização da pobreza e seletividade jurídica na perspectiva de gênero, trazendo ao público um estudo sobre jovens do sexo feminino no mercado informal e ilícito de drogas, como uma nova expressão do desmantelamento do Estado Social, denunciando as expressões da penalidade neoliberal e o seu fortalecimento nos territórios pobres. As vozes dessas jovens publicizam como a sociedade e o Estado brasileiro compelem a massa empobrecida a ocupar os piores postos de trabalho, a ter as piores condições de vida, contrastando passado e presente, riqueza e pobreza como fenômenos intrínsecos. Este livro tem como público-alvo profissionais e estudantes atuantes na arte sociojurídica, mas é também, indispensável aos interessados no desvendamento das contradições dessa realidade invisibilizada no tocante à garantia e exigibilidade do direito humano à proteção social.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

5. Diversidade Sexual e de Gênero e o Serviço Social no Sociojurídico

Sobre o livro: O autor dedica-se com inequívoca qualidade política, densidade teórica e preocupação com aplicabilidade prática, à tessitura de um texto que se propõe a subsidiar assistentes sociais e outros profissionais que trabalham com gênero e sexualidade não apenas a identificar como também a responder aos desafios concretos que se colocam à competência ético-política, teórico-metodológico e técnico-operativa daquelas que têm na defesa dos direitos humanos a intencionalidade ética e política do exercício profissional.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

6. O Estudo Social em perícias, laudos e pareceres técnicos

Sobre o livro: O aperfeiçoamento do Estudo Social que fundamenta Perícias, Pareceres e Laudos Técnicos tem sido preocupação frequente dos(as) assistentes sociais que trabalham no Poder Judiciário, na Previdência Social e no Sistema Penitenciário. Sensível a essa demanda, o CFESS, em parceria com a Cortez Editora, apresenta a edição revista e atualizada da presente obra. Há mais de dez anos de sua publicação inicial e após 10 edições, as autoras, com suas experiências profissionais, dão continuidade a pertinentes e instigantes reflexões que envolvem a elaboração de perícias, laudos e pareceres técnicos.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

7. Serviço Social na Justiça da Família: demandas contemporâneas do exercício profissional

Sobre o livro: Este livro, que conta com valioso prefácio de Eunice Fávero, aborda temas espinhosos e necessários, tais como: Serviço Social e mediação de conflitos, visita assistida entre pais e filhos, oficina de parentalidade, participação de assistentes sociais em audiências judiciais e na produção da prova técnica simplificada, depoimento especial, litígios de família, alienação parental, entre outros. As autoras discorrem, também, sobre o estudo/perícia social, bem como a relação entre o perito e o assistente técnico, e questionam com lucidez os objetivos e princípios éticos que devem nortear a elaboração de documentos na esfera judicial.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

8. Poder judiciário e serviço social

Sobre o livro: A obra trata do papel do Poder Judiciário na defesa da cidadania e apresenta o debate sobre a formação do Poder Judiciário. Analisa a trajetória deste Poder – numa perspectiva sociológica – nos períodos da colônia, Império e República, demonstrando a sua condição em relação aos outros poderes e em relação à sociedade, especialmente a classe trabalhadora. Por fim, explora a temática da judicialização das demandas sociais. O principal objetivo deste livro é a apresentação das questões que permeiam o fazer profissional do assistente social frente às instituições que compõem o sistema de justiça.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

9. A Dimensão Técnico-operativa no Serviço Social: Desafios Contemporâneos

Sobre o livro: “É com prazer que apresentamos a terceira edição deste livro, agora sob a responsabilidade da Cortez Editora ― tradicional e reconhecido veículo de divulgação da produção acadêmica e profissional da área […] A primeira edição foi lançada em novembro de 2012 e a segunda data de julho de 2013, demonstrando ― como já comentado em apresentações anteriores ― a quase ausência de produção sobre a temática, a necessidade da profissão em investir na sua operacionalização, bem como ‘a premência de publicações sobre esse tema tendo como referência o projeto ético-político do Serviço Social”. As Organizadoras

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

10. Serviço Social e Interdisciplinaridade

Sobre o livro: Compreender um mundo complexo e nele intervir, com firme compromisso ético-político, seja na dimensão profissional ou societária, tem sido um dos grandes desafios para o Serviço Social na atualidade, tanto na formação quanto na ação profissional. Se a complexidade remete à noção de complicação e desordem, advinda das partes, da multiplicidade, diversidade e fragmentação, contraditoriamente ela abarca o conceito de completude, do todo e de unidade. Nessa perspectiva, é preciso reconhecer e trabalhar a transversalidade e a multiculturalidade hodiernas, o que passa, necessariamente, pela inter e a transdisciplinaridade. Após 30 anos do lançamento da primeira coletânea sobre Serviço Social e Interdisciplinaridade é possível apresentar, neste novo livro, a partir dos fundamentos filosóficos da interdisciplinaridade, experiências bem-sucedidas que vêm confirmar que essa questão continua pertinente, atual e extremamente necessária, seja no ensino, extensão, pesquisa, estágio supervisionado, grupos de estudo ou na ação profissional.

Saiba mais ou adquira o seu clicando aqui

E mais

Confira nosso Vade Mecum Online e Gratuito clicando aqui.

Confira clicando aqui o curso de nossa parceira sobre Estudo Social, Laudos, Pareceres e Perícia Social.

Tudo sobre como ser Perito Social pela Justiça Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *