Menu fechado

Plataforma Brasil: o que é? Para que serve?

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

O Sistema Comitê de Ética em Pesquisa/Conep utiliza uma plataforma on-line para o registro e tramitação dos documentos concernentes aos projetos de pesquisas que envolvem seres humanos: é a Plataforma Brasil.

Afinal, para que serve? A plataforma tem o propósito de aprimorar e intermediar a tramitação dos projetos de pesquisa em seres humanos entre os pesquisadores, Comitês de Ética e Conep. As tramitações ocorrem on-line, isto é, dispensa-se o encaminhamento de documentos físicos.

Com a Resolução CNS nº 466/12, Resolução CNS nº 510/16 e Norma Operacional Conep 001/13, a plataforma é a ferramenta oficial para a submissão de projetos de pesquisa, sejam de graduação, especialização, mestrado, doutorado, programas de pós etc.

Você pode acessar a plataforma clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *