Menu fechado

5 motivos para cursar Serviço Social 2021

O serviço Social é um curso repleto de possibilidades. Teve uma década de ouro nos anos 2000 com um investimento maciço em políticas sociais voltadas para população em situação de vulnerabilidade. Está passando por um período de “mercado inflado”, no qual pouquíssimas vagas estavam disponíveis, principalmente nas grandes cidades. Entretanto, a história mostra que uma das profissões mais demandadas em períodos de crise é o Serviço Social. Então, Serviço Social pode ser uma ótima aposta para o futuro.

Elencamos 5 motivos para você cursar Serviço Social pensando na atual conjuntura:

1) Lei 13.935/2019, que que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

Significa que os assistentes sociais, juntamente com psicólogos, terão que estarem presentes obrigatoriamente nos equipamentos da política de educação a partir de 2021.

2) Situação de crise ocasionada pela pandemia.

Significa que diversas políticas, nas quais o assistente social está inserido, serão acionadas. O que demandará um contingente maior de assistentes sociais.

3) Aumento da pobreza ocasionado pelo direcionamento de políticas econômicas.

Significa que a política de assistência social será mais demanda.

4) Amadurecimento político

Não menos importante que as outras, no Serviço Social estudamos disciplina que proporcionam uma verdadeira construção de cidadania, a exemplo de Direito e Legislação Social, Filosofia, Sociologia etc.

5) Múltiplos espaços de trabalho 

Para ilustrar, um trecho de Serviço Social na Cena Contemporânea de Iamamoto: os(as) assistentes sociais atuam na sua formulação, planejamento e execução de políticas públicas, nas áreas de educação, saúde, previdência, assistência social, habitação, meio ambiente, entre outras, movidos pela perspectiva de defesa e ampliação dos direitos da população. Sua atuação ocorre ainda na esfera privada, principalmente no âmbito do repasse de serviços, benefícios e na organização de atividades vinculadas à produção, circulação e consumo de bens e serviços. Mas eles(as) também marcam presença em processos de organização e formação política de segmentos diferenciados de trabalhadores (CFESS, 15/05/2008). 

Com isso, é esperada uma maior requisição do Serviço Social por parte do Estado e do setor privado.

Clique aqui e confira os 8 livros da biblioteca básica do Serviço Social

Confira nossos posts para se preparar melhor para esse momento:

Curso sobre o Suas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *