Vivemos em tempos bastante complicados e precisamos cuidar de nossa Saúde Mental. Por isso, listamos 13 projetos e iniciativas que realizam atendimento psicológico gratuito. Confira abaixo!
1. Clínica do Café
Atendem gratuitamente por meio do PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico online.
Descrição: Para um momento de crise ou urgência subjetiva; Atendimento breve – de 1 a 5 sessões (a definir com o profissional); Atendimento Psicológico Gratuito; Online; Destinado a pessoas a partir de 15 anos.
Após inscrição do formulário “PAP(o)”, eles entrarão em contato em até 2 dias úteis.
2. Escuta +60
Grupo de terapeutas que oferece gratuitamente escuta e acolhimento por telefone a pessoas com mais de 60 anos.
Horários de atendimento Segunda: de 9 às 16 horas Terça: de 10 às 12:30 e 18 às 20:30 horas Quarta: de 19 às 21 horas Quinta: de 13 às 15:30 horas Sexta: de 9 às 12 horas Sábado: não tem Domingo: de 18:30 às 21 horas
Telefone: (11) 3280-8537
3. Oficina Clínica de Psicanálise
A Oficina Clínica de Psicanálise é um projeto que reúne psicanalistas, cujo interesse é buscar ampliar o acesso à psicanálise a um maior número de pessoas. Por isso, difundir a psicanálise para além dos consultórios, acolher a necessidade emergencial de fala dos sujeitos e, a partir dos encontros iniciais, analista e analisando decidirem sobre a possibilidade de continuidade do tratamento, é o que pretendemos. Após os acolhimentos iniciais, havendo o desejo de dar prosseguimento ao processo psicanalítico, levando-se sempre em conta a realidade financeira do analisando e o valor que o processo psicanalítico assumirá.
Inscreva-se clicando aqui
4. Mapa do Acolhimento
Atendimento para mulheres cis e trans e homens trans residentes no Brasil, maiores de 18 anos e que não possam arcar financeiramente com o atendimento psicológico ou jurídico necessário.
Contato: contato@mapadoacolhimento.org
5. Lugar de Fala
Disponibiliza atendimento psicológico gratuito mediante prévio agendamento.
Contato: lugardefala@lugardefala.psc.br
6. Plantão Psicológico Online
Trata-se de um projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia que disponibiliza atendimento com psicólogo gratuito.
7. Instituto Sedes
Oferece atendimento psicológico por meio de Consultas Terapêuticas on-line a profissional da saúde e seus familiares que estejam vivenciando sofrimentos psicológicos, inseguranças, medos, angústias reais e fantasiosas relacionadas ou desencadeadas pela Pandemia do COVID-19. O atendimento será gratuito enquanto durar a pandemia.
8. Serviço Escola de Psicologia da UEMG
Oferece atendimento psicológico gratuito para adolescentes a partir de 13 anos (com autorização dos pais), adultos e idosos.
9. Programa Acolher da Unesc
Basta entrar em contato, com um Oi, pelo WhatsApp, opção 5 , e será automaticamente atendido por um psicólogo de plantão de Segunda a segunda das 8:00 as 20:00.
10. Experiência de Escuta
A Experiência de Escuta foi disponibilizada pela primeira vez em 20 de março de 2020. A proposta sempre foi oferecer um serviço temporário de acolhimento voluntário para a população, acompanhando os movimentos de restrição ou flexibilização da quarentena.
A oferta prevê uma escuta de 30 minutos com um profissional qualificado em psicologia e/ou psicanálise. O usuário não deve repetir agendamentos com o mesmo profissional. O serviço é temporário e sem data pré-definida para encerramento.
Inscreva-se clicando aqui
11. Casa de Marias
A Casa de Marias oferece duas vagas semanais, na modalidade de plantão psicológico gratuito, para mulheres. Existem outras modalidades de atendimento psicológico gratuito.
Para se inscrever, é necessário entrar em contato através do WhatsApp para fazer a inscrição, e verificar a disponibilidade para atendimento em até 24h.
12. Apoio a Perdas Irreparáveis (API)
O API é uma rede que se propõe a dar apoio a pessoas enlutadas. É um espaço-tempo de partilha de vivências da dor da ausência e busca de meios para reparação desta contingência.
Atualmente estão realizando reuniões online.
Inscreva-se clicando aqui
13. Grupal
Congregam espaços de conversa grupal destinados a interessados em falar da vida: o cotidiano, o trabalho, as relações, as vizinhanças, os conflitos, as vulnerabilidades, as potências, tudo isso que faz parte da existência de cada um.
A cada semana acontecem encontros grupais em horários diversos. Os grupos são abertos, você pode escolher um deles e sua participação depende das vagas disponíveis. Para se inscrever é preciso enviar o FORMULÁRIO (menu ‘Inscrição’) indicando o grupo escolhido, junto com seu email e dados pessoais.
Informações e indicações importantes
As universidades e faculdades, na maioria das vezes, ofertam atendimento psicológico gratuito de qualidade para a comunidade, vale a pena conhece-los.
Acompanhe o nosso fórum para ficar atualizado quanto as mudanças em relação à atendimento psicológico, cursos, dicas, vagas de emprego, eventos etc.
Clique aqui para explorar o nosso fórum
Clique aqui para se cadastrar
Os sites Mapa de Saúde Mental e Programa Autoestima trazem várias iniciativas de promoção de Saúde Mental.
Professor universitário. Doutorando em Políticas Públicas. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão Pública Municipal. Especialista em Direito Previdenciário. Bacharel em Serviço Social e em Administração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5220780303947208
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco-Garcez