Menu fechado

11 dicas financeiras para a graduação

As graduações costumam demorar um pouco para serem concluídas.  A graduação em Serviço Social, Ciências Sociais, Administração duram pelo menos 4 anos, outras como direito, enfermagem ou psicologia duram 5 anos, um considerável período de tempo. E muita gente, por vários motivos, não dispõe de dinheiro suficiente para estudar satisfatoriamente durante a graduação ou, mesmo, precisa complementar a renda. Trouxemos neste post algumas dicas para “fazer dinheiro” durante a graduação.

1. Estágio não-obrigatório 

O estágio remunerado é a melhor e mais indicada opção de renda para estudantes de serviço social.  O não-obrigatório alia a bolsa de estágio ao conhecimento adquirido a partir da prática.  Para conseguir um estágio é essencial um bom histórico acadêmico,  participação em eventos, cursos etc.

Existem sites específicos que auxiliam na obtenção de uma disputada vaga.

Considere buscar demais sites de vagas de sua cidade

2. Compra e venda de produtos

Comprar e vender produtos pode ser uma ótima opção para ganhos de dinheiro durante uma graduação. Você pode:
A. Comprar coisas pela internet e vender
B. Importar coisas da China, como estojo de maquiagens, pen drives personalizados etc. (com o dólar caro, é bom pensar duas vezes…).
A ideia é observar fóruns e sites de promoções (Pelando, Hardmob, Promobit, Oferta Esperta) comprar um ou mais produtos com cashback (ver tópico abaixo) e lucrar um pouco com isso.
Aí você  deve oferecer nas redes sociais, sites de compra e venda ou vender para familiares ou amigos. 
C. Entrar na onda do Mercado de afiliação e vender produtos de terceiros para amigos e demais interessados.

3. Realização de pesquisas na internet

Alguns sites e aplicativos pagam para que você responda pesquisas patrocinadas. 
Ysense já me proporcionou vários dólares há alguns anos. E dá para usar tanto no computador quanto no celular. 
Como aplicativo de celular destacam-se os apps Messems e Pinion. Google Rewards é muito bom para quem quer gastar dinheiro na loja do Google Play Store.

4. Frela ou trabalho temporário 

Os famosos “bicos”. Existem bicos disponíveis por aí… Os restaurantes costumam contratar garçons em período de pico, lojas costumam contratar trabalhadores temporários.  Conserto de alguma coisa, corte e costura são formas de ganhar dinheiro. 
Datafolha, Ibope são institutos de pesquisa que têm uma área nos sites das instituições  que funciona exclusivamente para entrega de currículo. E, sim, costumam contratar bastante com ou sem experiência em pesquisa. 
Existem também vários aplicativos na Playstore ou Appstore para serviços. Indico o Getninjas.

5. Bolsas

Bolsas de iniciação científica, bolsa de estágio, bolsa de apoio técnico, bolsa de desconto na mensalidade. A maioria das faculdades e universidades costumam disponibilizar algum tipo de bolsa voltado principalmente para estudantes de graduação. Consulte na sua!

6. Trabalho em outra área 

Trabalhar em outra área pode ser uma boa opção também! Distribua currículos para atuar em diferentes áreas (depois posto uns modelos de currículos interessantes  😉😉), dando preferência para aquelas que têm alguma relação com o serviço social.
Existem sites que fazem o intermédio entre empregadores e os candidatos às vagas.

7. Aplicativos de cashback

Existem alguns apps que me proporcionaram uma boa quantidade de dinheiro quando eu estudava serviço social. Eram apps que devolviam parte do dinheiro de compras realizadas na maioria dos sites.
Alguns deles: Dotz, Meliuz, Beruby (não uso mais este, mas já me ajudou muito), programas de milhas utilizando um bom cartão de crédito. 
Hoje o meu preferido é o Picpay (só de você se cadastrar já ganha R$ 10,00 reais para gastar com o que quiser, e eu também 😅😅😅). É um aplicativo que conta com vários descontos e iniciativas, vale muito a pena,
Ah, mas eu não tenho dinheiro, como vou comprar? Você não vai, existe um segredinho de pagar cartão de crédito com cartão de crédito, ou então mandar para alguém confiável e esta pessoa pagar um boleto de depósito para você, daí você acumula pontos que valem dinheiro.

8. Fiscalização de vestibulares e concursos 

A sua universidade, algumas faculdades, o Enem e o Enade disponibilizam editais para contratação de fiscais. Eles pagam por diária e normalmente os vestibulares e concursos públicos ocorrem nos finais de semana, o que possibilita a participação de muita gente.
Vale a pena conferir (fiz muito isso).

9. Assessoria em trabalhos acadêmicos 

Entende de trabalhos acadêmicos? ABNT? Vancouver? Tem bom conhecimento do padrão culto da língua portuguesa? Se sim, anuncie seus serviços de revisor de trabalhos, preste assessoria em trabalhos acadêmicos.  Muita, mas muita mesma, gente precisa. Use o Facebook,  Instagram, Getninjas, Medium, Hotmart Sparkle Twitter, Olx etc.
Você pode ficar muito afinado (a) com pesquisa vendo esses posts:

10. Aulas de reforço 

Pessoas com ensino superior são bem gabaritadas para dar aulas de reforço para os pequenos. É e será sempre um bom campo para se investir esforços. Anúncios nas redes sociais e em sites para oferecimento do serviço são uma ótima pedida.

11. Economizando

Não tem segredo, a melhor forma de economizar é não gastando!  Como diria o pai do Chris, Julius, em Todo Mundo Odeia o Chris: “Se eu não gastar o desconto será maior”. Busque cortar gastos e economizar no que der.

Se você leu até aqui é porque tem uma preocupação com as economias. Muitos sequer, nas grandes cidades, têm condições de pagar o transporte público para locomoção aos centros universitários. Se o seu caso for esse, ou se estiver dentro das condicionalidades, procure os benefícios da assistência social (ID Jovem, Bolsa Família, os do Cadastro Único – como isenção em concursos públicos).
Iremos, em breve, disponibilizar oportunidades de renda para estudantes, profissionais e demais interessados, caso tenha interesse entre em contato por meio de nosso e-mail: atendimento@portaldoss.com.br. Basta enviar um e-mail com o assunto “oportunidade” que responderemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *